segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

O Uniforme - Judô



JUDOGUI
Judogi é o nome do uniforme usado na prática do judô. Jigoro Kano criou o judogui do kimono japonês tradicional que se usava na virada do século XX, tornando-o assim o primeiro uniforme para artes marciais.
Com o tempo o comprimento da calça e das mangas aumentaram, o algodão cru ganhou uma coloração branca e criou-se o azul para competições

Um judogi é formado por três estilos de tecido diferentes. Um mais forte usado no uwagi (jaqueta), um mais leve no shitabaki (calça) e algodão no obi (faixa). Em geral é feito de algodão, mas é possível encontrar com outros elementos mais resistentes como é o caso do rip-stop.

 

Seguem as regras sobre o uso do judogi ditadas pela IFJ:

Os competidores usarão um Judogi obedecendo às seguintes condições:

A) Robusto e feito de algodão ou outro material semelhante, em boas condições (sem remendos nem rasgões). O material não deve ser grosso, duro ou escorregadio de forma a evitar que o oponente faça a pega.

B) De cor azul para o primeiro competidor e branco, ou quase branco, para o segundo competidor. (Ver Apêndice).

C) Marcas permitidas:

1. Abreviaturas Olímpicas Nacionais (nas costas do casaco)
Tamanho das letras – 11 cm.
2. Emblema Nacional (no peitoral esquerdo do casaco). Tamanho máximo 100 cm2 .
3. Marca registada do fabricante (na extremidade inferior da frente do casaco e na extremidade inferior da perna esquerda das calças e numa das
extremidades da faixa). Tamanho máximo 20 cm 2 .

É permitida a colocação da marca registada do fabricante numa das mangas, mas dentro da área de 25cm x 5cm, em substituição da extremidade inferior da frente do casaco. Os fornecedores oficiais da FIJ estão autorizados a colocar o logótipo da FIJ acima da sua marca registada (exatamente ao lado).

4. Marcas nos ombros (desde a gola – ao longo dos ombros, pelo braço abaixo – em ambos os lados do casaco). Comprimento máximo 25 cm e largura máxima 5 cm.(Com a mesma publicidade ou cores nacionais em ambos os lados).

5. Publicidade nas mangas, 10 cm x 10 cm em cada uma (é permitida publicidade diferente). Estes 100 cm2 devem ser colocados mesmo abaixo e em contacto com as listas de 25 cm x 5 cm.

6. Indicação da classificação (1º, 2º ou 3º) nos Jogos Olímpicos ou nos
Campeonato do Mundo, numa área de 6 cm x 10 cm na extremidade inferior esquerda da frente do casaco.

7. O nome do competidor pode ser usado na faixa, na parte frontal inferior do casaco e na parte frontal superior das calças e medirá no máximo 3cm x 10cm.
Também pode ser colocado (impresso ou bordado) o nome do competidor ou abreviatura, nas costas do casaco, por cima da abreviatura olímpica nacional, mas de forma alguma numa posição que evite que o oponente agarre a parte de trás do casaco. O tamanho das letras poderá ser no máximo de 7cm de altura o comprimento do nome poderá ter no máximo 30 cm. Esta área retângular de 7 cm x 30 cm deverá estar localizada 3 cm abaixo da gola do casaco e o dorsal deverá ser fixado 4 cm abaixo desta área.
Nota: Em eventos da FIJ e Jogos Olímpicos os nomes vêm impressos nos
dorsais que medem 30 cm x 40 cm.

D) O casaco deve ser suficientemente comprido de forma a cobrir as coxas e deverá no mínimo atingir os pulsos, quando os braços estão estendidos ao lado do corpo. O corpo do casaco deve ser usado com a parte esquerda por cima da direita e deve ser suficientemente amplo de forma que se sobreponha a 20cm do nível da base do tórax. As mangas do casaco poderão atingir no máximo a articulação do pulso e no

mínimo 5cm acima da mesma articulação. Deverá existir um espaço de 10cm a 15cm entre as mangas e o braço (incluindo ligaduras), em todo o comprimento da manga.
A lapela e a gola devem ter no máximo 1 cm de espessura e 5 cm de largura.

E)
As calças, sem quaisquer marcas, exceto o descrito em C3 e C7 devem ter comprimento suficiente para cobrir as pernas e deverão no máximo, atingir a articulação do tornozelo e no mínimo 5cm acima da mesma articulação. Deverá existir um espaço de 10cm a 15cm entre a perna e a calça (incluindo ligaduras) em todo o comprimento da perna da calça.

F) Uma faixa forte, de 4cm a 5cm de largura, cuja cor corresponde à graduação, deverá ser utilizado por cima do casaco dando duas voltas à cintura e atado com um nó direito com a primeira volta dentro do nó, apertado de modo a impedir que o casaco fique demasiado solto e suficientemente comprido de forma a deixar 20cm a 30cm de cada lado do nó, depois de atado.

G) As competidoras deverão usar sob o casaco:

1. Uma t-shirt branca simples ou quase branca, com mangas curtas, resistente,
suficientemente comprida para ser usada por dentro das calças, ou:
2. Um maiô branco ou quase branco com mangas curtas.

Apêndice Artigo 3 – Uniforme de Judo (Judogi)


Se o Judogi de um competidor não estiver de acordo com o estipulado neste artigo, o árbitro deverá ordenar ao atleta que o troque, o mais rapidamente possível, por um Judogi que satisfaça o estipulado no artigo.
O Judogi suplementar do competidor deve ser levado pelos treinadores para a sua cadeira, que se encontra junto da área de competição.
Para verificar se as mangas do casaco dos competidores respeitam o comprimento requerido, o árbitro fará com que o atleta levante ambos os braços, completamente estendidos para a frente, à altura dos ombros, enquanto efetua o controle.

b) A cor oficial do Judogi azul, situa-se entre os pantones nº 18-4051 e nº 18-4039, na escala pantone TP e entre os nº 285 ou 286 na escala de Pantone impresso.




Ilustração que ensina como amarrar o obi (faixa).



Um comentário:

  1. ioçoi0;k;li90ipnmpmm´,ryp.´j´.jhn~j l jlj,lmgg,[fj,f[omm,fj,fj,jf,j[,jf

    ResponderExcluir